A acne vulgar é uma das doenças cutâneas mais comuns e após finalizar seu processo de fase inflamatória ativa, uma grande parcela dos indivíduos apresentam cicatrizes atróficas, cicatrizes estas que geram um grande problema não só estético como também psicológico.
A acne possui etiopatogenia complexa, porém, alguns fatores são determinantes nesse processo, sendo eles: maior produção de sebo das glândulas sebáceas, hiperqueratinização folicular, que é a obstrução dos folículos, resultando na formação dos comedões e a colonização de bactérias no folículo. Além dos fatores determinantes outras condições podem contribuir para o desenvolvimento da acne, como a predisposição genética, fatores hormonais, fatores mecânicos, como pressão, fricção, oclusão, uso de cosméticos lipídicos e estresse.
As cicatrizes se iniciam após o término da fase inflamatória ativa e podem variar em forma, dimensão e profundidade. Essas variações de cicatrizes de acne podem ser atróficas, hipertróficas e quelóides, sendo as atróficas as mais comuns. As cicatrizes atróficas ocorrem em decorrência da perda de colágeno e de gordura na derme, após a fase moderada ou grave da infecção. As cicatrizes hipertróficas e quelóides ocorrem pelo excesso de colágeno e diminuição da ação de colagenese.
Desmod Fernandes foi o estudioso que desenvolveu o equipamento de forma cilíndrica a fim de promover perfurações uniformes na pele, crivados com 192 a 1074 mini agulhas de 0,25 a 3mm de diâmetros, o aparelho foi criado para realização de terapia de indução percutânea de colágeno (TIPC). As agulhas penetram a camada córnea sem causar danos na epiderme e então fatores de crescimento são liberados, estimulando a síntese de colágeno e elastina na camada dérmica, o método é seguro e sem risco de grandes complicações .
O microagulhamento estimula a síntese de colágeno via percutânea, causando pequenas lesões na pele iniciando uma cascata de reparo. Em princípio, o processo inflamatório gera a proliferação de células, especialmente fibroblastos, que aumenta o metabolismo celular agindo na melhora da produção de fibras colágenas, elastina e demais substâncias presentes no tecido, que são importantes para reestruturar a integridade da pele.
Baseados neste contexto, o presente artigo teve como intenção realizar uma revisão bibliográfica sobre a eficácia do uso do microagulhamento no tratamento de cicatrizes atróficas de acne.